quarta-feira, 28 de maio de 2008

Consumismo exagerado

D. Teodoro de Faria, bispo de Funchal, presidiu à “Missa do Parto” na igreja paroquial do Porto Cruz e alertou para os perigos do “consumismo exagerado” que caracteriza a sociedade moderna.“Não nos deixemos levar por esta fome e sede que entra na vida das pessoas e que contribui para que o Natal seja um tempo de consumismo exagerado. É normal que neste tempo se comprem coisas úteis, pensando até naqueles que não têm o suficiente para si. Mas o que encontramos em grande parte da sociedade é um desejo insaciável de ter coisas, como se a grande felicidade estivesse em possuir muitas coisas e não no saber dar e não no entregar e não no imitar o gesto de Maria que nos deu Jesus que nos veio dar toda a riqueza”, referiu. Na homilia, o prelado fez referência ao tema proposto para estas novenas de preparação para o Natal, o da Família, salientando a importância que existe de uma cada vez maior unidade entre os esposos de modo a se evitarem “situações dolorosas”.D. Teodoro a finalizar a sua homilia sublinhou que “na festa que estamos preparando devemos ser moderados. Vivemos numa sociedade de consumo e alguns pastorolistas (os que tratam da vida da Igreja) comparam este tempo aos que são dependentes da droga, do álcool e de uma coisa nova que se tornou embora necessária numa forma de luxo: os telefones celulares. São dependências que surgem numa sociedade que tem o prazer em consumir. E esta fome insaciável de bens significa que lhe falta o essencial, que é a grande riqueza que é Deus e o Seu mistério”.
Os homens estão cada vez mais se distanciando da natureza e esquecendo de explorar o seu lado lúdico. A brincadeira é fundamental para a felicidade e a saúde, tanto física, psíquica ou mental. Hoje os Shopping Centers não são apenas o portal do consumismo, como também local de diversão e lazer da garotada.


Atualmente existem gerações de adolescentes que nunca viram uma galinha viva ou mesmo pisaram o chão sem estarem calçados com seus tênis. A relação desses adolescentes com a natureza é precária e artificial. O ser humano não pode prescindir das florestas, dos rios e dos mares. Não pode ignorar o bem que vem do ar puro, da brisa fresca. Seria motivo de alegria poder constatar o ressurgimento da INTERAÇÃO DOS JOVENS COM A NATUREZA, onde as brincadeiras assumissem um caráter de total simplicidade.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Consumo, modismo e identidade nas novelas



As novelas vêm se transformando numa vitrine, onde é possível ver o que se chama de "identidade nacional". As novelas vêm ensinando seu público - o que se chama de "aldeia global" - a falar, introduzindo gírias, neologismos e promovendo outras designações de personagens. O espectador consome desde peças de roupa até nomes próprios, com os quais batizam seus filhos. Um dos primeiros exemplos clássicos são as famosas meias coloridas de lurex usadas na novela Dancin' Days.


A TV é uma parte do que se chama de indústria cultural, tendo como meta a venda de produtos dos mais variados tipos. O modismo é um fenômeno eminentemente efêmero, em que há um lançamento por parte das novelas de peças de roupa, objetos, lugares, cortes de cabelo, gírias ou nomes próprios. Alguns objetos já existem previamente à novela, mas somente através dela ganham popularidade e status.






quarta-feira, 7 de maio de 2008

O modelo econômico capitalista é uma das barreiras que impedem a consciência ambiental. O capitalismo é um sistema econômico voltado para a produção, lucro e acumulação de riquezas. Lucros a curto prazo e acumulação de riquezas nas mãos de poucos.
A base do capitalismo é o consumismo. Quanto maior o consumo, mais lixo e quanto maior o número de lixo, maior a poluição.